Como é a primeira sessão?
- Luiz Fernando Silva Pedrozo
- 3 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Se você nunca passou por um processo terapêutico antes, podem surgir várias dúvidas e receios antes de começar a terapia, o que é completamente normal, pois se trata de uma situação que você ainda não está acostumado(a).
A primeira sessão é onde nos conhecemos, para que o terapeuta entenda o que te traz até a psicoterapia e para que você conheça o profissional que está contratando. É comum que exista uma dificuldade em pensar como trazer alguns assuntos à tona, mas para isso o profissional faz diversas perguntas para te ajudar a expor o que tem te causado sofrimento. Durante o primeiro contato, também são explicadas algumas normas da terapia, como horários, regras, entre outros.
Pode levar algumas sessões para que o paciente se sinta completamente confortável para trazer assuntos que considera mais privados para o terapeuta, mas contando com o ambiente acolhedor, sem julgamentos e sigiloso que é promovido durante as sessões, o paciente tende a se sentir confortável e seguro para tratar de questões mais particulares.