Por que fazer terapia?
- Luiz Fernando Silva Pedrozo
- 3 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Em desenvolvimento há mais de um século, a psicoterapia tem se reinventado de diversas formas ao longo das décadas, com novas propostas, abordagens e formas de trabalho.
Popularmente conhecida pelo tratamento de ansiedade, depressão e ideação suicida, a terapia vêm aprimorando e expandindo sua área de atuação, para que as mais variadas demandas sejam supridas. Baseada em décadas de estudos e experimentos, atualmente é possível utilizar a Terapia Cognitivo Comportamental para tratamento de questões do cotidiano, por exemplo, a timidez e o pânico, que fazem com que muitas pessoas não aproveitem algumas oportunidades e momentos da vida como gostariam. Também é possível tratar o cansaço excessivo e a sensação de culpa que vem à tona quando não se está fazendo algo produtivo. Além disso, existem diversos protocolos e técnicas para desenvolver habilidades sociais, para que as pessoas consigam se impor e serem ouvidas.
É importante ressaltar que, no processo terapêutico é necessário que o terapeuta cognitivo comportamental se mantenha atualizado, para que seu tratamento seja sempre aprimorado e baseado em ciência. Além disso, o sigilo garante que o que for tratado dentro das sessões, não será exposto fora do processo, garantindo assim a privacidade de quem usa o serviço.